6 de outubro de 2017

Outono.


   Eis que é chegada a estação de que mais gosto, o Outono. Em adulto, pois em criança adorava o Verão. Associava-o às férias grandes, à praia, ao descanso. Não há, todavia, melhor do que o Outono. O Outono, ao contrário da Primavera, diminui-nos os dias, que se tornam progressivamente mais frios, em contagem decrescente para o solstício de Inverno e para o Natal. É, portanto, no Outono que desço as avenidas para ver a iluminação; é no Outono que como as castanhas assadas; é no Outono que organizo as ideias para a minha lista de presentes, que me divirto com as decorações de Halloween - muito embora não ligue nada a essa festividade importada; prefiro as nossas tradições nortenhas. Também é no Outono que visito os meus mortos, que os tenho espalhados por três cemitérios da capital.

   Nos últimos anos, infortúnio meu, pelo aquecimento global ou pelo raio que nos valha, o Verão tem-se prolongado. Chegamos a Outubro com temperaturas de Verão, exageradamente elevadas, roubando-nos, pelo menos quanto a mim, o encanto da época, a ponto de nem se dar a queda atempada da folha, tão conotada ao Outono; talvez, diria eu, a primeira imagem que nos ocorre quando nos lembramos destes meses.

   Neste Outono, entretanto, pelo evento que irei realizar, terei, a par da faculdade - que ainda lhe devo algumas palavras - o tempo preenchido. Mais à frente, no início do mês que vem, adiantarei mais detalhes. Posso apenas desvendar que, tratando-se o Natal da minha quadra predilecta, é um período que convida à confraternização. Fico-me por aqui. Está em fase de maturação.

    Por ora, aguardo pelo fim da época quente. Este período de transição Verão-Outono / ócio-aulas está a ser particularmente turbulento e conturbado. Aguardo a acalmia.

10 comentários:

  1. Deixa lá esta o Sol quentinho por mais dias... Há tempo para o frio e cachecóis e muita chuva :P

    nesta época costumo deprimir, deixa haver dias de sol sff :)

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, heheh, quero frio e chuva. :p

      um abraço, amigo, e obrigado pela companhia nos dias recentes. Sabes que não há necessidade de fazer apanágio disso quando a amizade é verdadeira.

      Eliminar
  2. Para mim é a segunda estação que mais gosto ... ainsa sou apaixonado pelo inverno. Por aqui a Primavera tropical com termômetros beirando os 34 graus. Aff ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois. (risos) Mas este Outono, por enquanto, mais parece um Verão. O calor tarda em ir embora. :'D

      Eliminar
  3. Já estou farto do sol e do calor! :P
    Nunca mais regressa aquele Outono gostoso de outros anos...
    Tal como tu, antigamente o Verão era a minha época favorita. Com o passar dos anos, aprendi a amar o Outono e é com pena que o deste ano nunca mais chega verdadeiramente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo. Hoje, ao café da manhã, comentei isso com uma senhora já de idade. Sou novo, mas recordo-me perfeitamente do Outono. Já não há. Tens duas estações.

      Eliminar
  4. Necessito urgentemente de chuva no Alentejo, pois há três anos que não chove o que deveria, caso fossem tempos normais, pelo que a seca está a ser preocupante para todos os que vivem da agricultura ou da pecuária.
    Para não falar da água nas torneiras de uma parte substancial de Portugal.
    A seca está a tornar complicada a vida a uma quantidade significativa de pessoas.
    Claro que eu, como proveniente de locais mais quentes e secos, fico muito feliz com este tempo, mas reconheço que está a ser muito complicado.
    O meu poço secou, e até furos de profundidade estão com um caudal de água reduzidíssimo.
    O meu jardim, que nesta altura do ano costuma renascer das cinzas de Verão - lembro sempre aquele filme de Visconti, "O Leopardo", com aquelas imagens secas, poeirentas, desérticas e quentes de uma Sicília estival - neste momento está igualmente a tornar-se num deserto castanho e amarelo palha.
    Necessitamos urgentemente de alguma água, que parece não se fazer sentir.
    Uma boa semana
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. É preocupante. Eu tenho origens alentejanas, pelo lado materno, e bem sei a falta que a água faz no Alentejo. Precisamos de chuva urgentemente. Aliás, até para limpar, baixar a poeira, refrescar.

      Uma boa semana, Manel.

      Eliminar
  5. Naaaaaah. Continuo a preferir a Primavera. Mesmo que fique sem nariz das alergias lol :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na Primavera já os dias crescem. Meh. Eu, geralmente, não desgosto da Primavera porque quando ela chega já estou eu farto de frio e de chuva, que em demasia enjoam. (risos)

      Eliminar