14 de maio de 2017

Amar por todos.


    Uma noite inesquecível para Portugal, semelhante àquela que vivemos nem há um ano, com a vitória no Europeu de futebol. Porque estes eventos, ainda aos que não lhes atribuem qualquer significado, colocam-nos sob a mira de milhões, dão-nos alento, são quase que o grito que damos ao mundo. Existimos. Conseguimos ser os melhores.

     Eu, particularmente, não aprecio a Eurovisão, mas deixei-me embalar no bonito poema que Luísa Sobral escreveu para que o irmão o cantasse. Há aquele coração dela que pode amar pelos dois, sobretudo pelo dele, por todos os problemas que vieram a público. É um poema que, cantado, acompanhado pelos violinos, ganha uma dimensão que não parece resultar das suas palavras aparentemente tão simples.

     A língua portuguesa brilhou em Kiev. Pôs estrangeiros a chorar ao som da voz de Salvador, muitos dos quais não compreendendo nada. É a linguagem universal da música, a capacidade de nos comover. Amália teve a experiência pela União Soviética e pelo Japão, quando entoou grandes poetas portugueses.

      Amar Pelos Dois conseguiu, ainda, transportar para a Europa toda a alma portuguesa, nostálgica, melancólica. É o triunfo do Portugal português, sem adornos, sem danças histriónicas e maquilhagens pesadas. Um homem e um microfone. A voz e a sua expressão corporal tão peculiar comunicaram com a Europa de lés a lés. Não precisámos de mais. Limitámo-nos a ser o que verdadeiramente somos: simples.

      A nossa língua e o Salvador estão de parabéns. E a irmã do Salvador. A vitória é-lhes inteiramente merecida. Obrigado por levarem a portugalidade até à Hungria, à Lituânia, à Geórgia e a tantos outros. Imprimimos o nosso nome na história do maior evento musical anual europeu.

10 comentários:

  1. Adorei a noite e Portugal a vencer :)

    Grande abraço amigo

    ResponderEliminar
  2. Parabéns a todos os Portugueses. Amo esta terra e toda a sua gente,

    Beijão

    Como não houve transmissão direta para aqui, assisti pela Net. Foi lindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras e pela atenção para connosco, querido amigo.

      O Brasil e todos os países de língua portuguesa também estão de parabéns. É a vitória da Lusofonia.

      um beijinho. :)

      Eliminar
  3. Uma noite memorável, única e mágica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Que perdurará nas nossas memórias. Somos a geração que assistiu a estes feitos, que alguns terão a tentação de diminuir, mas que têm importância para a generalidade dos povos. Por algum motivo será. :)

      um abração.

      Eliminar
  4. Verdade. Foi uma noite memorável Mark ...mais não seja porque descobri outro cantor da "eurovisão". :)

    ResponderEliminar
  5. Nunca acompanhei uma Eurovisão e este ano não foi excepção. Contudo, foi com emoção e alegria que soube da espantosa vitória do salvador. Ele "salvou-nos" de uma malfadada sorte nos destinos do Festival! [risos]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois já eu estive de olhos colados ao ecrã. Já sabia, de antemão, que tínhamos fortes probabilidades de ganhar. :)

      Eliminar