7 de abril de 2010

Ultraje aos Símbolos Nacionais

Sou e serei sempre o primeiro a criticar Portugal quando as situações assim o exigirem. Reconheço que este país necessita de uma revisão profunda de forma a responder às necessidades legítimas dos seus cidadãos. No entanto, e apesar de tudo, continuo a respeitar o país que me viu nascer e ser-lhe-ei fiel até ao exalar do meu último suspiro. Por estes motivos, condeno veementemente as atitudes de alguns cidadãos de Valença que hastearam bandeiras do Reino de Espanha nas suas janelas.
Vivemos em democracia. A democracia possibilita-nos imensas formas de lutarmos pelos nossos direitos. Porém, o respeito pelo nosso país é inviolável e o dever de zelarmos pela nossa soberania também. Apesar de não constituirem um crime à luz da lei porque foram hasteadas em casas particulares, este tipo de atitudes deveriam estar previstas no nosso Código Penal. Trata-se de um ultraje a um símbolo nacional e um atentado à soberania portuguesa.
Espero que da parte das forças da autoridade não haja a mínima complacência caso alguma bandeira de Espanha seja hasteada num edifício público ou num monumento nacional. Seria o cúmulo do desrespeito e da irresponsabilidade.
Um país que lutou durante séculos pela sua soberania não merecia cidadãos assim. Homens como Afonso Henriques, Nuno Álvares Pereira, D. Henrique, Marquês de Pombal, envergonhar-se-iam se assistissem a todo este espectáculo degradante. A pátria continua a ser confundida com os executivos que a governam. É esta falta de patriotismo que conduziu o país à situação em que se encontra.
Fico realmente triste ao saber estas notícias. Mais do que triste, profundamente envergonhado.

2 comentários:

  1. Infelizmente não são só essas pessoas que hastearam as bandeiras do Reino de Espanha que cometem ilegalidades.
    Eu que o diga, fui abalroada na segunda feira por um camião, o condutor fugiu, o meu carro foi para a sucata e eu estou a curtir as dores. Gente desta só merece estar num centro de educação para animais, ( sem ofensa para os animais)

    ResponderEliminar
  2. Que horror... :(
    Que vá tudo, mas que fique a nossa vida...
    As melhoras.

    ResponderEliminar